Sunday, June 15, 2008

Não a banalização do salmo 23

Image Hosted by ImageShack.us

O salmo 23 é considerado o mais conhecido de toda a bíblia. Ele é lido nos vidros e para-choques traseiros de carros e caminhões, também em milhares de portais espalhados por aí. Talvez pelo constante uso, leitura ou citação, tenha ficado banalizado. Quem ainda não conhece esta passagem bíblica?

Até mesmo quem não professa a fé cristã, reconhece a grandeza e segurança em tais palavras, por isso, seu uso contínuo. Muitos as citam como poderoso amuleto.

E esta mesma passagem bíblica tem permanecido em meu coração há dias e dias. Redescobri em sua releitura a beleza de uma inspiração sem igual. Bendito foi Davi por tê-la escrito!

Se esquecermos a crescente banalização e nos aprofundarmos no Salmo (ainda que se tenha perdido a originalidade na tradução, principalmente obras de cunho poético), não há como mensurar a profundidade de tais declarações. É provável que um livro de muitas páginas não seja suficiente para transmitir todo o conteúdo da mensagem inspirada por Deus. Exagero!? Afirmo que não!

Ao mergulhamos nestas águas de letras e significados profundos, perceberemos um modelo de vida cristã vivida por fé. A fé pura, genuína, sem igual.

Enquanto sou cuidado pelo Pastor, confio que terei suprido tudo o que eu preciso para viver feliz e com dignidade. Alguém já viu alguma ovelha dizendo: - Preciso disso, preciso daquilo! Não consigo pensar numa ovelha estressada, problemática, precisando de um divã (se bem que, as que não se deixam cuidar, devem apresentar um quadro como este).

Creio não existir espaço para esperneio, porque o Bom Pastor conhece as necessidades básicas, emocionais e espirituais daqueles que são cuidados por Ele. E ainda se revela zeloso, enviando infinitamente mais além do que pensamos, pedimos ou sonhamos.

Ele sabe que precisamos de provisão material, descanso, tranqüilidade, lugares verdes, alívio, consolo, colo, carinho, amizade, cuidado e até repreensão e correção como forma de amor. Só quem se importa, corrige, afim de não nos arrebentarmos nos penhascos.

Em possíveis fatalidades, reveses ou até mesmo sombras de espíritos de morte (já pensou que mal podem fazer as sombras? detenha-se no significado da palavra sombra), não há o que temer, porque, agora vem a expressão mais linda do salmo:
- PORQUE TU ESTÁS COMIGO! Repita quantas vezes quiser: - PORQUE TU ESTÁS COMIGO!

E porque tu estás comigo, todo o restante é conseqüência de uma vida que conhece bem o seu Pastor, que conhece bem o Deus que acredita.

Também há uma mesa farta na presença dos inimigos. Enquanto comemos, eles salivam e engolem a seco a nossa vitória, de pés a nos olhar. Na presença do meu Deus, estou constantemente saciado e abastado.

E forçando o término do texto...A senhora bondade e a dona misericórdia nos seguem pela caminhada, campos, desertos, subidas e descidas da vida. Ao olharmos para trás, lá estão elas. Dão piscadinhas de soslaio, querendo nos dizer com este gesto:
- Ei, fomos convocadas para estarmos por aqui, em meio às tribulações, agimos com brandura e compaixão. Para o que der e vier. Foi o Grande Pastor quem nos disse para aqui permanecermos.

Por tudo isso e mais um pouco, fica evidente porque Davi termina seu texto com declaração tão apaixonada: e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Espero jamais me cansar de dizer, escutar, ler ou afirmar: O Senhor é meu pastor e nada me faltará. Excelente semana e aproveite para ler (MEDITAR) o Salmo 23, ok? Porque meu texto nem deu nem pro começo de tudo que tenho aprendido com esta lição.

Christiani Rodrigues

Labels:

3 Comments:

Blogger http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ said...

Chris, é realmente muito lindo e profundo este Salmo. Mesmo que o mundo o tenha banalizado aqueles que confiam na promessa de que Ele sendo o nosso Pastor, nada há de nos faltar, sabemos que esse Salmo, é bálsamo, promessa e seguranca.

Beijao, te amo querida!!!

7:08 AM  
Blogger Celia Rodrigues said...

Chris, muitos dão ênfase em "Nada me faltará" e esquecem de que primeiro, " O senhor é o meu pastor". Ótima semana para você!

11:43 AM  
Blogger Sonia Regly said...

Querida Chris,
Têm post novo lá no meu Espaço.Me dê a honra da sua presença.Beijinhos. Esse blog está The Best, continua engrandecendo e glorificando o Nome de Deus!!!!

9:36 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home