Thursday, July 10, 2008

O líder e a pulga

Image Hosted by ImageShack.us



Participei de um workshop sobre liderança há mais ou menos 15 dias. Apesar de ter sido rápido, consegui reter bons ensinamentos que serão aplicáveis por toda a minha vida. Esta é a parte boa do aprendizado, aquela que fica guardada.

Como conhecimento e treinamento são sempre bem-vindos, ao final das palestras, a platéia se comprometeu em envolver mais 10 pessoas. E convenhamos, se há falta de trabalhadores na seara do Mestre, imagina então trabalhadores bem preparados.

Na hora do cafezinho ou coffe-break como queiram, conversávamos com amigos sobre a dificuldade em encontrar pessoas realmente comprometidas com os valores do Reino de Cristo. E um deles comentou que estava com este problema em sua igreja, se encontrava sobrecarregado, porque era o único líder/obreiro do local, chegando até mesmo nos convidar, num tom quase desesperador.

Durante o papo, eu o perguntei se havia gostado do projeto Um Milhão de Líderes e qual era a sua opinião. Ele me respondeu que estava feliz com o que ouviu, mas não se comprometeu em treinar e nem repassar o que aprendeu com ninguém.

Fiquei surpresa com a resposta e confesso que não entendi. Havia uma contradição ali e o perguntei: Ora, se você precisa de pessoas que te auxiliem na liderança, por que você não se comprometeu em treinar ninguém? Ele me respondeu que era mais uma responsabilidade que ele não estava disposto a arcar.

O adestrador de pulgas

Com esta resposta, mais pensativa fiquei e lembrei-me da palestra que tinha acabado de acontecer. O conferencista contou a história de como trabalha um adestrador de pulgas, mais ou menos assim:

O adestrador coloca a pulga num pote e fecha. A pulga tenta sair, pulando, mas bate a cabeça na tampa. Depois de um tempo, ele tira a tampa e tcham...tcham...a pulga, já sugestionada, não pula mais ; e se volta a pular, se limita a pulinhos e mais pulinhos para não se machucar naquilo que ela calculou ser a tampa do pote.

E assim se adestra uma pulga.

Sobre meu amigo

Honestamente, estou sem entender até agora qual a sua motivação maior . Porque se, de fato, pertenço ao Reino de Cristo, uma das tarefas mais lindas e desafiadoras que ele nos deixou foi: Ide por todo o mundo, anunciai estas boas novas que vos falo e fazei discípulos em meu nome. Treinar pessoas (e não pulgas) é uma tarefa trabalhosa, eu o entendo, mas tremendamente compesadora. Principalmente quando tais pessoas conseguem ir mais alto que seus mestres.

Pessoas com mente de pulga

Pode parecer incrível, mas tem gente que funciona assim mesmo, com cérebro de pulga. E o que é pior, além da mente limitada, desconhece o Deus que tudo pode e se condicionaram a uma vida dentro do pote que está com a tampa aberta há muito tempo e muito tempo.




O coração de um líder

Caráter e integridade são indispensáveis. Caráter pode ser definido como a capacidade de se auto-liderar, Quando você lidera bem a si mesmo, outros desejarão segui-lo. Ele é a fundação sobre a qual a vida do líder é alicerçada. Tudo começa com caráter porque a liderança funciona na base da confiança. Se o povo não confia em você, não irá segui-lo.

Trechos do manual: Um milhão de líderes

Labels:

1 Comments:

Blogger Mago said...

Pois é, algumas pessoas reclamam muito de muitas coisas, mas dificilmente se comprometem a fazer algo para modificar o que está ruim. Liderar implica em assumir resposabilidades e não são poucas. Um grande abraço e tudo de bom!

1:16 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home