Tuesday, November 20, 2007

Porque é simples, muitos não entendem

Image Hosted by ImageShack.us

Porque é tão simples muitos não entendem


"E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, ... e habilitar para o Senhor um povo preparado.” (Evangelho de Lucas 1:17)

Boa mensagem, boas novas, notícia excelente. Utilizada por autores clássicos como Homero e também por Jesus. Literalmente é isto o que significa a palavra “Evangelho”, originária do grego, Euaggélion. Eu, que quer dizer “bom”, e angelia, que significa “mensagem, notícia, novas”.

E ao ler o texto acima, no Evangelho de Lucas, algo me chamou a atenção. O assunto refere-se a João Batista, seu ministério e como este agiria em suas ações, antes mesmo de nascer. Ou seja, João preparou o caminho da Boa Notícia e uma delas seria “converter o coração dos pais aos filhos”.

E o que isto representa?

Em sua essência, o Deus buscador, trabalhando na base humana, com o total restabelecimento da vida familiar do homem.

Se muitos atentassem para a aplicação (somente) deste pouquinho de frase, a sociedade melhoraria muito. Porque, infelizmente, o que mais vemos hoje é imprudência/inconsequência/egoísmo dos pais em relação à criação dos filhos. Sem culpar os milhares de divórcios, porque ainda que muitos estejam separados, os papéis continuam os mesmos em qualquer tribo do planeta. Pai é pai. Mãe é mãe. Talvez até isso aconteça se houver outro mundo.

O cuidado, o trabalho e o zelo no repasse dos valores aos filhos são intransferíveis e insubstítuíveis. E o que acontece, não poucas vezes, é que milhares de crianças jazem abandonadas dentro da própria casa. "É só dá um brinquedinho novo na mão deles, pronto e acabou"! Fora as que estão nas ruas, desestruturadas, mendigando, levando uma vida entregue aos vários tipos de vícios que há por aí.

E a moda agora, burros-velhos- que- se- acham- adolescentes. Me diga, como fica a cabecinha das crianças que convivem com os tios e tias que ora são achegados e depois somem da vida dos pais: "Ah, esquenta já, já aparecem novos tios e eles vão passar por estas coisas também".

E assim caminha a humanidade até que se estabeleçam novas estruturas familiares. E o ônus disso? É o que estamos vendo a olhos nus e sentindo na própria carne. Ou será que falo bobagens?

Mas e daí? O que queres dizer?

Justamente a boa notícia, algo que já foi dito há mais de dois mil anos atrás, a mensagem de Cristo. No curso de Terapia Familiar que faço, quinzenalmente, grande parte do que é ensinado por lá, esquizofrenia e companhia, eu encontrei nesta pequena frase: conversão do coração dos pais aos filhos.

- Quando há a conversão do coração dos pais aos filhos, os pais abandonam sua vida egoísta e se tornam responsáveis em seus papeis e funções na tarefa/criação dos filhos.

- Quando há a conversão do coração dos pais aos filhos, os pais não delegam a sua função antes procuram transmitir valores de forma que os filhos cresçam seguros, diminuindo tantas tristezas desnecessárias.

- Quando há a conversão do coração dos pais aos filhos, há limites e não estimulação ao consumismo, valoriza-se mais a vida.

- Quando há a conversão do coração dos pais aos filhos, priorizam-se os filhos e consequentemente a vida em família.

Ou seja, para terminar, a linda mensagem do evangelho, que muitos teimam em achar ultrapassado: o resgate da plenitude do ser e uma vida plena em família.

Quanta gente desiquilibrada, louca e maluca por aí. Tudo por não compreender a simplicidade do Evangelho, que de tão simples tornou-se incompreensível, a família ainda é a base de tudo.

Será que isto está mesmo fora de moda? Jesus nunca esteve mais atual que nunca.

Beijos no coração

Chris



Agora por aqui também.


Labels:

Tuesday, November 06, 2007

Jesus, totalmente desejável

Image Hosted by ImageShack.us



“... Porque um menino nos nasceu,
um filho se nos deu;
... e o seu nome será
Maravilhoso,
Conselheiro,
Deus Forte,
Pai da Eternidade,
Príncipe da Paz”
(Isaías 9:6).