Escultor, pintor e cabra-macho, sim, Senhor!
Michelângelo, de uma forma bem particular, me entusiasma. Honestamente escrevo, que não é pelas obras magníficas em si. Mas sim, pelo magnífico comprometimento que teve consigo ao longo da vida, e o que prende mais a minha atenção.
Provavelmente, ele é o maior artista da civilização ocidental e um dos mais influentes de todos os tempos - porque o homem nasceu para esculpir. Aos 21 anos concluiu a primeira obra-prima amadurecida e antes dos 30 anos, terminou Pietá e Davi. (Que coisa!)
Embora sua paixão fosse a escultura, foi ele quem pintou o teto da capela Sistina, pressionado pelo Papa Júlio II e convencido pelos rivais invejosos, que tinham a íntima intenção que ele, ao aceitar contrariado, viesse a perder os favores do Papa, caso não cumprisse com o seu trabalho ou então que o próprio viesse a desacreditar-se como artista. (E não é assim a vida?)
Como era cabra-macho, aceitou a tarefa, comprometendo-se com ela durante quatro exaustivos anos, expandindo o projeto de uma simples representação dos 12 apóstolos para a inclusão de mais de 400 figuras e 9 cenas do livro de Gênesis. (O cara era bom! Cadê eles, hein, aqueles invejosos? Sempre tem desta raça por perto.)
Pagou um preço altíssimo pelos anos de trabalho, sua visão foi danificada e suas forças, pra cucuia foram, exauridas ficaram. Ele relatou que quando terminou com apenas 37 anos, "seus amigos não reconheciam o homem velho que se transformara". (É, amigão, ainda quer ser o bom ou o melhor? Nada chega de grátis não)
Seu nível de comprometimento está em cada detalhe refinado como à obra em seu aspecto pleno. Quando perguntaram ao artista por que estava trabalhando com tanto zelo em cada canto escuro daquele teto, que ninguém jamais veria, ele respondeu simplesmente: "Deus verá". (E Deus viu, seu Miguel, Deus viu.)
Seu comprometimento causou:
- várias encomendas posteriores;
- enorme impacto na comunidade artística da época;
- outros artistas, como o mestre renascentista, Rafael ou Raffaello Sanzio teve de alterar seu estilo;
- historiadores da arte dizem que a obra-prima mudou para sempre o rumo da pintura na Europa;
- lançou as bases de importante impacto sobre a escultura e arquitetura.
Provavelmente, ele é o maior artista da civilização ocidental e um dos mais influentes de todos os tempos - porque o homem nasceu para esculpir. Aos 21 anos concluiu a primeira obra-prima amadurecida e antes dos 30 anos, terminou Pietá e Davi. (Que coisa!)
Embora sua paixão fosse a escultura, foi ele quem pintou o teto da capela Sistina, pressionado pelo Papa Júlio II e convencido pelos rivais invejosos, que tinham a íntima intenção que ele, ao aceitar contrariado, viesse a perder os favores do Papa, caso não cumprisse com o seu trabalho ou então que o próprio viesse a desacreditar-se como artista. (E não é assim a vida?)
Como era cabra-macho, aceitou a tarefa, comprometendo-se com ela durante quatro exaustivos anos, expandindo o projeto de uma simples representação dos 12 apóstolos para a inclusão de mais de 400 figuras e 9 cenas do livro de Gênesis. (O cara era bom! Cadê eles, hein, aqueles invejosos? Sempre tem desta raça por perto.)
Pagou um preço altíssimo pelos anos de trabalho, sua visão foi danificada e suas forças, pra cucuia foram, exauridas ficaram. Ele relatou que quando terminou com apenas 37 anos, "seus amigos não reconheciam o homem velho que se transformara". (É, amigão, ainda quer ser o bom ou o melhor? Nada chega de grátis não)
Seu nível de comprometimento está em cada detalhe refinado como à obra em seu aspecto pleno. Quando perguntaram ao artista por que estava trabalhando com tanto zelo em cada canto escuro daquele teto, que ninguém jamais veria, ele respondeu simplesmente: "Deus verá". (E Deus viu, seu Miguel, Deus viu.)
Seu comprometimento causou:
- várias encomendas posteriores;
- enorme impacto na comunidade artística da época;
- outros artistas, como o mestre renascentista, Rafael ou Raffaello Sanzio teve de alterar seu estilo;
- historiadores da arte dizem que a obra-prima mudou para sempre o rumo da pintura na Europa;
- lançou as bases de importante impacto sobre a escultura e arquitetura.
Michelângelo - não recomendado para cardíacos
Capela Sistina, local aonde o Papa é eleito pelos cardeais sob a divina pintura de Michelangelo que retrata aqui o Juízo Final.
Detalhe da "Criação" de Michelangelo: todas as colunas da imagem são pintadas.
Outro ângulo detalhado ricamente da capela Sistina
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