Saturday, November 27, 2010

Faz parte do trabalho pastoral

Diante dos dias sombrios em que vive o Rio de Janeiro, vale a pena ver este lindo vídeo clip de Nívea Soares, "Sobre as águas", que mostra a realidade de muitas famílias que sofrem com seus filhos, irmãos, netos, sobrinhos envolvidos com o tráfico e também o movimento das igrejas e pastores que trabalham com os que são chamados "restos humanos", sem opção de uma outra realidade, excluídos de uma sociedade hipócrita, consumista e financiadora destas drogas comercializadas pelos traficantes.

Quando as igrejas e os pastores são bem-sucedidos, conseguem recuperar a dignidade e o caráter de alguns deles porque faz parte do trabalho pastoral reabilitar tais vidas e devolvê-las completamente saradas e com os valores do Reino de Deus à mesma sociedade que rejeita e discrimina tais valores.

Aos vencedores!





Labels:

Wednesday, November 10, 2010

Contracultura?

Seria uma oração contracultura aos dias atuais? Quem ousaria? Mas está na bíblia e eu gosto dela.


Peço-te duas coisas, meu Deus,
concede-mas antes de eu morrer.
Afasta de mim a falsidade e a mentira
e não me faças rico nem pobre.
Dá-me apenas o necessário para viver
porque, na abundância, poderia renegar-te
e dizer que não te conheço;
na miséria, poderia roubar
e ofender assim o nome do meu Deus.

Provérbios 30,7-9

Labels:

Tuesday, November 02, 2010

Sobre bactérias, vírus e vacinas espirituais


Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração,
porque dele procedem as fontes da vida.
Prov. 4:23.

Há sempre dias em que acordamos meio atravessados. Parece que, nesses momentos, algum enviado do inferno fica a nos aguardar a hora em que vamos abrir os olhos, para enviar suas setas inflamadas logo pela manhã. E é assim mesmo que acontece, quer você acredite ou não.

E os pensamentos chegam como uma saraivada de balas, como numa guerra em que nem deu tempo para se colocar a armadura. Sentimentos ruins invadem o coração, querendo deixá-lo doente ou "peludo"(expressão usada pelos queridos de nossa igreja) e como reagir em situações inesperadas como essas?

Diante de tais pensamentos, um dos maiores segredos é estar com o coração guardado ou se melhor comparar, vacinado. Porque quando se está vacinado ou resguardado, nada acontece por conta da prevenção adquirida anteriormente.

“Quero trazer a memória o que me dá esperança.”
(Lamentações 3:21)

Os vírus ou as bactérias infestadas podem até entrar no corpo ou na corrente sangüínea, mas lá também encontrará a proteção extra para que o corpo não adoeça e morra. E além da vacina (o coração guardado), trazer à memória todos os sonhos, as promessas, as alegrias que ainda não chegaram são um reforço adicional que temos ao bom combate diário.

Lembremos, então e sempre, de todo bem que ainda nos baterá às portas, de todo o sonho que ainda não foi concluído, da colheita que ninguém poderá nos arrancar, de tudo que está sendo gerado e que não nasceu e o melhor de tudo isso: do reconhecimento dos céus de que fomos escolhidos a dedo divino para lutar ao lado do Deus-Todo-poderoso.

E é assim que todo o pensamento mal, ruim, infestado vai embora, sem que também tenhamos nos levantado de nossa cama.

Aos vencedores!


Labels: ,